quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tempo, cadê o tempo?????


Tempo, tempo. Cadê o tempo? Como ter mais tempo e ao mesmo tempo não desperdiçar? Onde está o tempo?? Ficou escasso ou usamos de forma errada?
Já dei cursos e palestras sobre administração do tempo. Engraçado, agora eu não sei administrar meu tempo! Ou estou usando o meu tempo de forma errada... acho que fico com a 2ª opção.
Estava com uma idéia pronta para escrever quando caíram nas minhas mãos duas matérias que me tiraram o foco do tema e atrapalharam uma semana toda! Uma, no Estadão, era  sobre a novela (eu não li inteira porque não gosto e não acompanho novela – não sei nem qual é a novela), mas o que importa era que estava falando de um personagem que é dono de casa, com uma esposa megera e ele é um doce e por ai vai... Fiquei pensando e não entendi o espanto porque há 5, 6 anos atrás meu marido fez esse papel e não era nada demais. Por sinal, quando vou levar a minha pequena na escola, tem vários pais, e não mães, levando e buscando. Já encontrai até pai no sacolão de tarde! Mudança de papéis, colaboração com a família, seja o que for, é uma realidade e deve ser vista como normal, sinais dos tempos atuais.
Logo na seqüência, peguei uma revista institucional da academia Curves – só para mulheres, e encontrei um texto, do Anderson Cavalcante: “A mulher atual e seu cotidiano”. Me interessei e li. Fala basicamente dos 10.000 papéis que temos que desempenhar na modernidade: “mãe”, “amiga”, “profissional de sucesso”, entre outros. O que mais me chamou a atenção foi quando ele escreveu que se tiver no momento de focar na vida profissional, caia de cabeça “sem se sentir culpada pela grande atenção dada ao trabalho. Contudo, se estiver num momento mais família, não tenha medo de ser feliz! Divirta-se com seus filhos, cuide da casa e do marido com carinho e faça o que te der prazer, sem pensar nos rótulos”. A-D-O-R-E-I e comecei a elucubrar novos temas para escrever!!!!
E o que o meu tempo tem a ver com isso??? Era domingo e pensei:  amanhã, sento, escrevo e publico, certo?!? ERRADO! Na segunda muitas coisas para fazer, tempo zero. Na terça, a mesma coisa, na quarta, idem... cadê o MEU TEMPO? Que tanto eu fiz?
Usando a teoria de administração do tempo, nesses 3 dias e portanto 72hs, gastei meu tempo assim:
Para mim – 45h (63% do meu tempo)
·         3h de academia
·         5h30 de curso
·         9hs para meu projeto
·         19h30 de sono
·         1h30 de banho
·         1h30 de banheiro (sou filha de Deus!)
·         5h me alimentando

Para casa, família – 16h (22%)
·         3hs de supermercado (ainda não fiz toda a compra, falta a feira!!!)
·         3hs de louça
·         2h para lavar metade da roupa
·         2h para por a pequena para dormir
·         2h para levar o carro no mecânico
·         3h para preparar almoço e jantar
·         30 min lavanderia
·         30 min de farmácia

É, ainda faltam 15% do meu tempo que eu não sei onde gastei. Fiz o que? Indo onde? São 11 preciosas horas que eu não sei onde foram parar.
Sabe o pior dessa história? Eu queria nesses três dias ter sentado na segunda para escrever, na mesma segunda ter postado uma foto no face (vou fazer daqui a pouco), ter sentado na frente do X-Box e continuado a jogar Madness Alice, ter lido mais um pedaço do livro 50 anos a mil – Lobão, ter feito a feira (estou sem alface e sem frutas), ter feito massagem, ter passado na minha mãe, ter dormido mais 2h por dia...
Se você analisar, podia ter feito tudo isso... ou não! Será estou querendo fazer muitas coisas? E nem posso dizer que estou usando meu tempo para os outros e portanto de forma errada, porque, a maior parte dele está sendo usada comigo mesma! Difícil... acho que sem solução....
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário